Aqui se aprende o que não se aprende na escola.

sábado, 20 de setembro de 2014

7 meses de sorrisos desdentados

- Por Filipa Barros, Mãe -

O sete é tido como um número mitológico, repleto de significados e referências, é um número mágico utilizado por várias religiões, cenças e filosofias. E para uma família com um bebé é mais um marco atingido.



Nesta altura a minha bebé sabe quem são os pais e os familiares mais próximos, estica os bracitos para o colo quer, sorri e ri intencionalmente e faz palhaçaditas, pega em objetos e troca-os de mão, quer pegar em tudo e colocar na boca, os pés são um superdivertimento e as mãos também. Passa tempos infindos sentada o meio dos brinquedos e rasteja quando deitada de barriga para baixo.Vê melhor e distingue a minha cara ao longe, presta atenção às vozes e começa a perceber o seu próprio nome, sorri entusiasmada quando percbe que o papá chegou. Descobriu os beijnhos e lambuza as nossas caras. Dorme cerca de onze horas por noite, acordando uma, duas ou até três vezes para mamar, faz sestas de beleza durante o dia e adormece no carrinho, no colo e no automóvel, mas na cama não. Dorme no seu quarto desde os 5 meses e desde que o faz dorme bem melhor e mais descansada.

Adora beber água, de tal forma que até quer beber a água da banheira na hora do banho, começou a comer sólidos mas demorou duas semanas para se entender com a colher, o que foi mais complicado para mim do que para ela, não come os mililitros de referência mas arrota de satisfação e continua a crescer, prefere banana a sopa, mas come as duas.Continua a gostar muito de maminha e muitas vezes acho que não é para se alimentar mas para ter uns miminhos. Foi estabelecendo a sua rotina aos longo destes 7 meses e tornou-se algo previsível na sua imprevisibilidade, o que permitiu organizar-me um pouco melhor, já vou fazendo as coisas de casa e até tenho tempo para escrever nos meus projetos.

Estes sete meses foram repletos de magia e aventura. Foram mais fáceis do que antecipei, talvez por me ter preparado para tudo, ou quase tudo. O meu segredo, se é que posso chamá-lo assim é respeitar o ritmo dela, se tem fome come, se tem sono dorme, não a acordo espero que acorde por si, a hora do banho é sagrada e divertida quase sempre como o papá. Claro que isto só é possível porque tenho a (in)felicidde de estar desempregada, o que me permite ser mãe em pleno e a tempo inteiro.Quanto mais tempo passo com ela mais tenho a certeza que as licensas de maternidade deviam de ser um ano, no mínimo.

Tentar por em palavras o sentimento de plenitude e felicidade que ter um bebé nos dá não é possível, não é possível explicar um sorriso desdentado, nem uns braços na nossa direção, muito menos a alegria daqueles olhos grandes depois de umas horas de ausência.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem, obrigada!