Aqui se aprende o que não se aprende na escola.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Esperando...



Nas últimas semanas de gravidez uma mulher, que agora é denominada e vista por todos como mãe passa pelos mais diversos estados de espírito, sendo que muitos deles são contraditórios e simultaneos.
Como tudo o que tem a ver com a parentalidade não existem receitas de sucesso para sobreviver a esta fase final, ansiosa e para algumas pessoas desesperante! Mas posso deixar aqui as minhas técnicas de sobrevivencia para as últimas semanas antes do nascimento do novo bebé:
  • Ter o quarto e as malas prontos. É certo que vamos mudar uma data de coisas, uma data de vezes, mas o facto de já estar decido dá-nos a sensação de que está controlado. E além disso, convém controlar o que efetivamente podemos, pois há demasiado fora do nosso controle e com tendência a aumentar!
  • Aproveitar os últimos dias de liberdade. Sair com amigos, ir ao cinema, jantar fora, passar tempo com a família são tudo coisas que vamos fazer daqui a hummmmm... pois! Mais vale ser agora, para depois não pensarmos 'ai se eu soubesse...'
  • Ter planos, não demasiado rígidos. Ficar em casa a pensar 'será que é hoje?' só vai produzir mais ansiedade e deixar-nos mais preocupadas por isso convém ter planos diários, manter rotinas, dar uns passeios na rua (mesmo que seja para aproveitar a chuva), não esquecendo que há que estar atenta a todos os sinais.
  • Aproveitar para ficar bonita. Cabeleireiro, manicure, pedicure e depilação são tudo coisas que nos fazem sentir e nos tornam mais bonitas, afinal queremos apresentar-nos aos nossos filhotes no nosso melhor e ficar bem nas primeiras fotos!
  • Rir muito! E razões não faltam, Não se consegue apertar os sapatos sem nos sentirmos umas contorcionistas, não nos conseguimos levantar ou sentar com facilidade, temos sono a toda a hora, estamos cansadas mesmo quando passamos o dia a descansar!
No fundo aquilo que tento fazer é ver o lado positivo, não levar nada demasiado a sério e aproveitar para manter a calma e não stressar, haverão muitas oportunidades de perder as estribeiras depois!

Filipa Barros - grávida de 38 semanas 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem, obrigada!